O bilionário Elon Musk lançou nesta segunda-feira (27) a Grokipedia, sua própria versão da Wikipédia, em mais uma iniciativa para consolidar um ecossistema alternativo de informação e mídia alinhado à sua visão de mundo.
A nova plataforma utiliza a Grok AI, sistema de inteligência artificial desenvolvido por Musk e integrado ao X (antigo Twitter). O site adota um design minimalista e formato semelhante à Wikipédia, com páginas estruturadas por temas, sumários e referências — mas com uma diferença importante: o conteúdo é gerado principalmente por IA.
Como funciona a Grokipedia
Segundo Musk, o objetivo da Grokipedia é “buscar a verdade, toda a verdade e nada além da verdade”. Em sua publicação no X, ele afirmou que, embora o sistema “nunca seja perfeito”, pretende aprimorá-lo continuamente com base em feedback dos usuários.
“Conforme o Grok melhora, a Grokipedia também melhorará. Estamos incorporando os princípios do pensamento crítico e da coerência”, escreveu Musk.
Até o momento, a plataforma possui pouco mais de 800 mil artigos, bem abaixo dos 7 milhões da Wikipédia. Ainda não está claro o quanto há de envolvimento humano na edição dos textos, mas usuários podem enviar correções ou apontar erros diretamente pelo site.
Planos interplanetários e ideológicos
Musk afirmou ainda que planeja preservar cópias da Grokipedia fora da Terra. Segundo ele, versões “gravadas em óxido estável” serão enviadas para órbita, para a Lua e para Marte, como forma de “preservar o conhecimento humano para o futuro”.
O lançamento ocorre em meio a críticas de Musk à Wikipédia, que ele acusa de ser “controlada por ativistas de extrema-esquerda”. Essa visão ecoa entre setores conservadores, que há anos alegam que a enciclopédia digital tem um viés liberal em suas políticas editoriais.
Leia mais: Como Identificar Promessas Falsas e Proteger Seu Dinheiro
Fonte: CNN Brasil
 
				 
															

