Elon Musk voltou aos holofotes ao afirmar que precisa aumentar sua participação na Tesla (TSLA) para manter o controle da empresa — o que, segundo analistas, poderia torná-lo o primeiro trilionário do mundo. No entanto, o empresário garante que seu objetivo não é aumentar sua fortuna, mas proteger o futuro da companhia.
“Não é sobre gastar dinheiro”, diz Musk
Durante uma teleconferência com investidores, Musk declarou que o maior pacote de remuneração da história é uma forma de garantir sua influência sobre a montadora elétrica.
“Não é como se eu fosse sair por aí gastando o dinheiro”, disse Musk. “Precisa haver controle de votos suficiente para me dar uma forte influência — mas não tanto que eu não possa ser demitido se enlouquecer.”
O bilionário afirmou que precisa proteger a Tesla de duas poderosas empresas de consultoria — a ISS (Institutional Shareholder Services) e a Glass Lewis — que ele classificou como “terroristas corporativos”. Segundo Musk, essas companhias “fazem recomendações absurdas que podem prejudicar o futuro da empresa”.
Musk critica fundos que “seguem cegamente” recomendações
De acordo com o CEO, fundos de índice passivos, que detêm grande parte das ações da Tesla, costumam seguir as orientações dessas consultorias. Apesar disso, Musk lembrou que os acionistas costumam apoiar as propostas do conselho da Tesla.
Um exemplo foi o pacote de remuneração aprovado em 2018, que concedia opções de compra de ações caso metas de valorização fossem atingidas. Mesmo após recomendações contrárias da ISS e Glass Lewis, 73% dos acionistas independentes votaram a favor.
Disputa judicial e novo pacote bilionário
Esse mesmo pacote foi anulado por um juiz de Delaware, que considerou o acordo desfavorável aos acionistas. A Tesla refez a votação, e o resultado foi ainda mais expressivo: 84% dos acionistas aprovaram a nova proposta.
Agora, Musk tenta viabilizar outro plano de remuneração bilionário, que lhe daria o direito de comprar mais 423,7 milhões de ações se as metas de valorização da Tesla forem atingidas. O valor total do pacote pode chegar a US$ 1 trilhão.
Atualmente, Musk possui 413 milhões de ações da Tesla e tinha opções para adquirir outras 304 milhões — anuladas após decisão judicial. Caso o tribunal de Delaware mantenha o novo acordo, ele pode alcançar cerca de 16% das ações em circulação.
Tesla e o império Musk
Além da Tesla, Elon Musk comanda outras empresas de peso, como a SpaceX, a xAI, e a plataforma X (antigo Twitter). Em documento oficial, o conselho da Tesla defendeu que o pacote de remuneração é essencial para manter Musk “focado na missão da empresa”.
“Reter e incentivar Elon é fundamental para que a Tesla alcance seus objetivos e se torne a empresa mais valiosa da história”, diz o comunicado.
Fonte: CNN Brasil
Leia mais: Como Identificar Promessas Falsas e Proteger Seu Dinheiro
 
				 
															

